Dicas de Segurança

Política de Privacidade da Acesso Soluções de Pagamento SA.

Tipos de compras:

1. Compras na internet

Se for efetuar compras com seu cartão pela internet, procure antes saber se o site é confiável e se possui algum sistema de segurança.

Consulte se a empresa possui lojas físicas, telefone e e-mail para contato e quais são os procedimentos em caso de reclamação, devolução, garantias, etc. Recomendamos que desconfie de sites que possuam apenas telefones celulares para contato.

Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade dos seus dados, principalmente no caso de você precisar inserir dados como RG, CPF, etc.

Procure se não há reclamações sobre a empresa, pesquisando pelo nome da empresa ou CNPJ em sites de busca. Outra opção é consultar sites especializados em reclamações, como www.reclameaqui.com.br.

Guarde todos os dados das compras, como o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo/confirmação da compra ou pedido e e-mails trocados entre você e o fornecedor.

Exija a nota fiscal, pois ela é a sua garantia. Ela também servirá como prova no momento da reclamação, ou eventual troca do produto.

Em sites de leilão ou compras coletivas, onde normalmente os valores dos produtos são mais baixos, verifique a reputação do vendedor, veja os comentários feitos pelos outros usuários e os produtos que este vendedor vendeu. Desconfie de valores muito abaixo do mercado.

Evite usar computadores públicos, pois podem estar infetados com programas maliciosos ou vírus. Prefira o seu computador pessoal ou mesmo o de sua empresa (caso seja permitido fazer compras ou acessar determinados sites na mesma).

Se possível, verifique se o site em questão tem certificado de segurança.

Tenha maior atenção ao comprar produtos eletrônicos como videogames ou celulares, pois estes são os preferidos dos golpistas.

 

2. Compras em estabelecimentos:

Não deixe que seu cartão fique longe do seu alcance.

Tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha.

Sempre memorize sua senha.

Solicite sempre a via do comprovante da operação e confira o valor declarado da compra.

 

3. Efetue Saques com segurança:

Fora do horário comercial, prefira efetuar saques em locais iluminados e de grande movimento de pessoas, como supermercados ou farmácias.

Nunca empreste seu cartão para ninguém.

Não permita que estranhos examinem seu cartão sob qualquer pretexto: pode haver troca do cartão, sem que você perceba.

Em caso de retenção do cartão no caixa automático, não aceite ajuda de estranhos. Nesta situação, utilize o telefone da cabine para comunicar o fato.

 

4. Golpes comuns:

Empréstimos – propostas de crédito recebidas de terceiros se passando por empresas ou bancos. Geralmente são ofertas de dinheiro fácil, rápido e sem burocracia. Em algumas situações, é solicitado um depósito de um valor inicial como garantia do empréstimo.

Quitação de dívidas – Desconfie de terceiros com ofertas “milagrosas”: a melhor forma para regularizar uma pendência financeira ou dívida é procurar diretamente a empresa onde o empréstimo foi adquirido.

 

5. Segurança na web:

Mantenha seu computador protegido e livre de pragas da internet (vírus, trojans, spywares, etc.), pois no momento da transação eletrônica em sites você precisará inserir informações sigilosas, que podem ser roubadas por sistemas mal intencionados.

Alguns sistemas mal intencionados e vírus mais comuns:

• Phishing - é um golpe em que pessoas mal intencionadas enviam e-mails, spam ou pop-up para conseguir suas informações pessoais e financeiras.
• Spyware - sistemas mal intencionados monitoram sua movimentação na internet sem a sua autorização e conseguem seus dados pessoais e financeiros.
• Malware - são vírus para monitorar e controlar seu computador, normalmente pego através de downloads de programas de jogos ou vídeos populares.

Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus sempre atualizados.